- 23/12/2021 às 12:00:00
- Fonte: Antônio Luiz Alves
Você gostaria de ser o primeiro lugar do Google para todos os termos do seu mercado?
As palavras-chave são o caminho para isso.
Apenas repetir um termo ao longo do texto não basta, você deve entender o que o leitor quer ao entrar no Google e acessar um site por essa palavra.
Essa é chave para mapear e construir textos matadores no Google. As técnicas são fundamentais, mas isso é o mais importante.
No Marketing Digital, saber o que é palavra-chave é essencial, principalmente por se tratarem de ferramentas primordiais de uma estratégia de SEO.
SEO é a otimização para motores de busca. Ele serve para ajudar as páginas a serem posicionadas e encontradas na busca orgânica, ou seja, sem tornar necessário pagar pelo ranqueamento.
Quando começamos a estudar SEO, um dos pontos mais falados é sobre as palavras-chave, a escolha delas e a importância desses termos que ditam as otimizações.
Mas antes disso, vamos falar um pouco sobre o tráfego do seu site?
O que é palavra-chave?
Você tem ideia de o que são palavras-chave? As palavras-chave, ou keywords, são termos compostos por uma ou mais palavras com o intuito resumir um conceito, interesse ou dúvida.
Ela torna evidente e ajuda a identificar um conteúdo nos buscadores como Google, Bing e Yahoo, por exemplo.
As palavras-chave são as principais ferramentas de busca dos usuários on-line, por isso é tão fundamental saber o que é palavra-chave no momento de montar sua estratégia digital.
Mas vamos entender de maneira prática! Toda busca on-line começa a partir de uma ou mais palavras, como você poderá ver nos exemplos abaixo:
Exemplo 1: marketing...
Exemplo 2: o que é marketing digital...
Tanto o termo "marketing", quanto "o que é marketing digital" foram buscados com o intuito de sanar algum interesse do usuário.
O primeiro termo é uma palavra-chave genérica, ou cauda curta, já o segundo é uma palavra-chave de cauda longa. Conhecidas como short tail e long tail, respectivamente.
Cauda curta ou Short tail
O que é palavra-chave short tail?
As palavras-chave de cauda curta são aquelas bastante genéricas e abrangentes, as quais não direcionam tanto uma pesquisa.
Geralmente essas palavras-chave são formadas por uma ou duas palavras.
Cauda longa ou Long tail
O que é palavra-chave long tail?
Bom, as palavras-chave long tail costumam ser formadas por três ou mais palavras, formando então uma pequena frase, a qual torna a busca mais personalizada.
Inclusive, geralmente o termo genérico está dentro da palavra-chave de cauda longa.
Por exemplo:
O que é palavra-chave genérica: marketing digital
O que são palavras-chave cauda longa: "como fazer marketing digital", "guia completo de marketing digital", "estratégias para investir em marketing digital" e etc.
Mas qual a importância disso para os anunciantes ou profissionais de marketing?
O que as palavras-chave dizem sobre os consumidores, como e para que é necessário incluí-las nos estudos? Antes de esclarecermos essa dúvida, vamos tratar de um ponto linguístico das palavras-chave.
Palavras-chave e SEO
O uso das palavras-chave é algo recorrente, e altamente eficiente, quando falamos de otimização para que o seu site fique bem posicionado nas buscas. Como técnica de SEO (Search Engine Optimization) as palavras-chave devem ser usadas de forma estratégica, pensadas e definidas dentro de um planejamento efetivo da sua estratégia de marketing.
Meta Descriptions: Quando falamos sobre a otimização do site precisamos lembrar e dar a devida importância às meta descriptions. Você sabe o que são?
Bem, a meta description nada mais é do que a descrição que aparece para o Google (sabe aquele resuminho que aparece logo abaixo do título que aparece em azul? É exatamente isso!).
Ela deve ser feita de forma direta, mas sem deixar de ser estimulante para que as pessoas visitem as páginas. Incluir a palavra-chve do conteúdo na meta drescription é essencial!
Url: Além de sempre pensar na experiência do usuário e criar url’s que sejam amigáveis, outro ponto importantíssimo para a otimização dos conteúdos é o próprio endereço da página.
Tente criar um endereço que seja simples e auto-explicativo. A melhor maneira de utilizar a url é incluir a palavra-chave nessa área.
SEO Title: Não é apenas o título do seu blog que deve contar a palavra-chave previamente definida.
Diferente do título da página, o título de SEO é o que será exibido quando seu conteúdo aparecer nas pesquisas realizadas pelo Google, bem como nos compartilhamentos de redes sociais. Neste ponto, também é essencial que a palavra-chave esteja presente.
Title Tag: As palavras-chave também precisam ser utilizadas nos títulos internos dos seus artigos. Dependendo do formato do seu blog, possivelmente o title tag será o mesmo que o H1.
Independente se ele for, ou não, o H1 do seu blog, a regra é que a palavra-chave sempre deve estar presente. Diferente do SEO title que tem o objetivo de fazer alguém sair da página de busca, o Title Tag é o título que tem o objetivo de garantir que um leitor permaneça na sua página e continue a ler seu artigo.
Neste caso, o uso pode ser em qualquer lugar, desde que ela esteja presente.
As palavras-chave em Links Patrocinados
Links Patrocinados, assim como já explicamos anteriormente, é um tipo de publicidade on-line que trabalha a partir do Google AdWords, uma plataforma para anunciantes chegarem de maneira assertiva em seu público na rede de pesquisa e de conteúdo do Google.
Mas qual a importância de o que é palavra-chave para eles? Toda! O ponto de partida dos links patrocinados são as palavras-chave.
Nesse caso, cada palavra-chave anunciada recebe um lance. O valor desse lance varia de acordo com o volume de procura do termo, além da concorrência das pessoas e empresas anunciando determinadas palavras-chave.
Ao configurar a sua conta no Google Adwords, você pode escolher qual tipo de pagamento da campanha deve ser feito: o CPC (custo por clique), o CPM (custo por mil impressões) ou CPA (custo por aquisição).
O valor apresentado para cada uma das palavras-chave representa o preço máximo que pode ser pago por aquele anúncio.
Ok, mas como escolher as palavras-chave ideais para o meu negócio na estratégia de links patrocinados?
É importante começar procurando termos de baixa concorrência e valores estimados baixos para que o anúncio possa ser exibido diversas vezes para as pessoas que fizerem as pesquisas correspondentes, independente do orçamento estipulado.
Por outro lado, se estivermos lidando com uma estratégia mais aprofundada de Google Adwords palavras-chave, é importante trabalhar com grupos de anúncios com diversas variações de palavras-chave, atentando-se as pesquisas da persona e público-alvo, podendo utilizar um orçamento maior para ter sucesso.
As palavras-chave nas redes sociais
É possível também pensar na estratégia de o que é palavra-chave para as redes sociais.
Além de serem incríveis para divulgar os conteúdos publicados, as redes sociais exercem um papel muito importante no uso de palavras-chave.
Mas como atuar com uma estratégia de o que é palavra-chave ideal para redes sociais?
Para começar com o pé direito nessa estratégia, encontre o seu público nas redes, as quais você utilizará para fazer suas publicações, e pesquise as formas como eles se comunicam para esclarecer as dúvidas sobre os assuntos com as palavras-chave.
As hashtags também ajudam a potencializar suas palavras-chave nas redes sociais.
o que é palavra-chave - hashtag:
Uma vez que o conteúdo publicado nas redes sociais, como anexos, imagens e legendas, não é indexado pelos robôs do Google, a única maneira de fazer esta indexação é através das hashtags.
Elas são consideradas hiperlinks, as quais são responsáveis por reunir todas as postagens a partir de um determinado termo acompanhado do uso da “#” em uma só busca.
Mas lembre-se: é importante que elas façam sentido com o conteúdo publicado.
Se você simplesmente utilizar hashtags com grande volume de busca nas redes sociais, sem que ela se relacione ao seu post, o público pode interpretar que você está apenas procurando por mais visualizações para suas publicações, sem se importar com as preocupações e dúvidas da persona, o que pode acabar te afastando seu público e prejudicando sua estratégia.
Além disso, é importante escolher as palavras-chave e expressões valiosas para quem for procurar por tal conteúdo!
Principais ferramentas
No começo da pesquisa de palavras-chave, várias hipóteses são levantadas com base na persona, no modelo do negócio e na área em que a empresa atua. Depois disso, é a hora de validar essas palavras-chave e descobrir algumas novas por meio de ferramentas de pesquisa especializadas em SEO.
A mais importante delas é o Keyword Planner do Google Adwords. Com ele, é possível descobrir ideias de palavras-chave e o volume de buscas delas. Essa ferramenta ajuda na análise do conteúdo do site e é fundamental para saber quais tópicos se conectam melhor com o seu negócio.
Para explorar mais opções de palavra-chave, existe o Google Trends. Com ele, é possível verificar tendências de busca e comportamento dos usuários, o que pode ser inspirador.
Outra ferramenta super útil é o Keywordtool.io. Ele é excelente para encontrar variações de uma mesma palavra-chave. Isso é bom porque permite dispor mais palavras-chave long tail dentro de um conteúdo e obter um alcance mais amplo.
Por fim, vale a pena citar o SEMRush, que é uma ferramenta paga de análise de palavras-chave. Ela é bem completa e permite, inclusive, ver como a concorrência está trabalhando as keywords do seu conteúdo.