- 23/12/2021 às 12:00:00
- Fonte: Antônio Luiz Alves
Se você é um empreendedor, imagine a seguinte situação: um cliente está buscando informações institucionais sobre sua empresa para entrar em contato com você. Se ele digitar o nome de sua empresa no Google ou Google Maps, ele rapidamente encontrará as informações principais – como endereço, telefone, email, website ou perfis nas redes sociais?
Esses dois canais do Google estão entre as principais vitrines para quem quer promover o seu negócio na internet. Por essa razão, muitos empreendedores investem em estratégias de SEO, marketing de conteúdo e links patrocinados.
O que é o Google Meu Negócio?
O Google Meu Negócio é uma plataforma do Google em que empreendedores podem divulgar o seu negócio de forma gratuita nos resultados orgânicos de pesquisa, no Google Maps e no Google +.
Lançado em 2014, é uma das ferramentas que podem ajudar potenciais clientes a terem um acesso mais completo sobre as informações de sua empresa.
De acordo com o Google, as empresas validadas têm o dobro da probabilidade de serem consideradas respeitáveis pelos utilizadores. Quando falamos de negócios locais, essa funcionalidade é ainda mais importante.
Se você é, portanto, um empreendedor local, pense nessa situação: um cliente está a alguns minutos da sua loja – por exemplo, um restaurante – e procura um lugar para almoçar. Se ele digitar restaurante no Google, você será encontrado?
O Google Meu Negócio certamente ajudará sua empresa a ser encontrada. Muitos negócios locais nem se imaginam fazendo Inbound Marketing por pensarem que a metodologia é incompatível com a realidade em que vivem, mas isso não é verdade.
Diversos empreendimentos desse tipo já tiveram resultados concretos investindo no digital (se quiser saber mais sobre isso, leia o post Como fazer Marketing de Conteúdo para negócios locais).
Contudo, o Google Meu Negócio é uma ferramenta bastante ampla e pode beneficiar até mesmo empresas que não agem localmente.
Principais funcionalidades.
- inserir e apresentar sua localização no Google Maps (incluindo um tour virtual pelo seu negócio e o traçado de rotas para o estabelecimento);
- acrescentar dados de contato, como endereço, e-mail, site e telefone (aliás, se um usuário pesquisar de um celular, ele poderá fazer a ligação a partir do próprio buscador – caso a empresa insira seu número de telefone na plataforma);
- exibir o horário de funcionamento da loja e os horários de maior movimentação;
- expor as notas e comentários de clientes;
- mostrar fotos internas da empresa;
- compartilhar perfis em outras redes sociais;
Perceba que são informações extremamente úteis para as pessoas que pesquisam exatamente pelo seu negócio ou por empresas como a sua.
A propósito, são nessas buscas que os resultados do Google Meu Negócio entram em ação. Todavia, vale frisar que isso pode acontecer de 3 formas diferentes:
1. Quando se pesquisa um tipo de estabelecimento sem apontar o lugar.
Nesse tipo de pesquisa, o Google leva em conta a sua localização atual para entregar resultados de empresas que estejam próximas geograficamente de você.
Em buscas feitas em smartphones, os resultados costumam ser ainda mais precisos, já que o Google pode usar a localização contida no GPS do aparelho.
2. Quando você especifica a localização desse tipo de estabelecimento.
Imagine o cliente que está em casa e resolve sair para outro bairro ou cidade para comer uma pizza. Nessa pesquisa, ele buscará por "pizzaria + nome do bairro/cidade" e o Google exibirá os resultados de acordo com o lugar especificado nessa procura.
Note que, nesses dois primeiros tipos de pesquisa, os resultados aparecem logo abaixo do campo de buscas e antes dos links orgânicos.
3. Quando você detalha o nome da empresa.
Uma pessoa também pode procurar o nome do estabelecimento diretamente no campo de buscas do Google. Nesse exemplo, utilizamos uma das opções que apareçam no print anterior.
Caso essa empresa seja cadastrada no Google Meu Negócio, o resultado será exibido ao lado direito da tela e com informações mais completas.
Por que utilizar o Google Meu Negócio
Além das vantagens já mencionadas, de ajudar seu produto ou serviço a ser encontrado com mais facilidade, o Google Meu Negócio pode ajudá-lo a:
Cadastrar e destacar sua empresa no Google
Imagine um potencial cliente procurando por sua empresa no Google. Certamente ele está buscando por mais informações como endereço, horário de funcionamento, comentários, fotos, local, avaliações e outros dados.
Com sua empresa cadastrada no Google Meu Negócio, todas essas informações são exibidas dentro do próprio Google para quem busca por ela.
Interagir com os clientes
Você pode responder aos comentários dos seus clientes e postar fotos que mostrem o que você faz.
De acordo com o Google, "empresas que adicionam fotos às fichas recebem 42% mais solicitações de rotas de carro no Google Maps e 35% mais cliques para acessar seus websites do que as demais empresas".
Entender e ampliar sua presença
Para compreender melhor o alcance do seu negócio, você pode ver insights sobre como os clientes pesquisaram sua empresa e de onde eles são.
Também é possível saber o número de pessoas que ligaram para sua empresa utilizando o número de telefone exibido nos resultados da busca e do Google Maps e de onde elas são.
Além disso, você recebe mensalmente um relatório por email com alguns dados relevantes. Saberá, inclusive, quantas pessoas viram sua empresa no Google e quantas solicitaram informações sobre como chegar.
Conclusão
Independentemente do porte da sua empresa, vale a pena considerar o Google Meu Negócio quando estiver pensando na sua presença na internet. Como falamos no post, a ferramenta pode ajudá-lo a ser mais facilmente encontrado, além de permitir que se comunique com seus clientes.
Caso queira saber um pouco mais, entre em contato conosco.