- 23/12/2021 às 12:00:00
- Fonte: Antônio Luiz Alves
Mas qual é o objetivo de um site? Em alguns casos, é gerar leads; em outros, fechar vendas de forma direta.
Independentemente disso, uma coisa é certa: todo site tem um objetivo, e, quando ele é alcançado, chega-se ao marketing como conversão.
Apesar de ser mais associada ao e-commerce, a taxa de conversão é uma métrica importantíssima para vários objetivos de marketing digital, como o preenchimento de formulário, a assinatura de uma newsletter ou o download de um ebook. É a taxa de conversão que vai te ajudar a medir e otimizar os resultados do seu investimento em marketing digital – ou seja, é o que vai te mostrar se seus investimentos em Links Patrocinados, Banners na Rede de Conteúdo do Google, E-mail Marketing, Mídias Sociais ou qualquer outra forma de publicidade online estão dando resultados ou são, simplesmente, desperdício de dinheiro.
Se você não sabe qual é a sua taxa de conversão hoje ou não dava muita atenção a ela, chegou a hora disso mudar!
O que é Taxa de Conversão e como calcular?
Calcular a taxa de conversão do seu site é simples: ela é a relação entre o número de visitas do seu site e o número de ações realizadas. Quando falo "ações", me refiro às ações que você quer que o visitante desempenhe no site – lembrando que converter um visitante, é, simplesmente, fazer com que ele cumpra uma determinada ação, dentro do seu site, que tenha valor para o seu negócio: se tornar um lead de venda, entrar em contato, comprar, entre outros.
Para deixar mais claro, aí vai um exemplo: digamos que o seu site tenha 100 visitas em um dia e que destas, 5 realizam uma compra. Já que 5 dos 100 visitantes comparam, sua taxa de conversão é de 5%.
A taxa de conversão mostra o real desempenho do seu site
Por ser em percentual, a sua taxa de conversão é um índice muito mais confiável do que os resultados em si. Não parece, mas “números inteiros” podem enganar bastante, quer ver? Vamos supor que durante o ano você alcance uma média de 150 vendas mensais, mas no mês de dezembro, você consegue realizar 300 vendas pelo seu site graças ao Natal. Pergunta de vestibular: Isso significa que você sua campanha teve um melhor desempenho neste período do que em tudo o ano? E a resposta é… depende.
Depende porque a taxa de conversão não leva em consideração somente as vendas, mas está relacionada também ao número de visitas do site. Por exemplo: durante o ano a sua média de visitas é de 2000 e no mês de dezembro esse número subiu pra 5000 visitas. Calculando a taxa de conversão, teremos:
- Dezembro: 300/5000 = 0,06 x 100 = 6%
- Outros meses: 150/2000 = 0,075 = 7,5%
Ou seja, apesar de apresentar um maior número de vendas, dezembro teve um desempenho menor do que os outros meses do ano. A lógica é a seguinte: mais acesso gera, consequentemente, mais vendas. Por isso é preciso analisar bem os resultados antes de tirar conclusões. Percebe como a eficiência dos seus esforços de marketing ficam mais claros com o cálculo da taxa de conversão?
Como aumentar sua taxa de conversão
Agora que você já consegue calcular a taxa de conversão média que precisa alcançar, e consegue saber onde precisa melhorar, vamos ao que interessa: como fazer isso?
Para acertar em sua estratégia é preciso conhecer bem o seu público: como ele navega, de onde ele vem (qual a origem de tráfego), para onde ele vai (dentro do seu site), qual o tempo médio de permanência nas páginas, quais calls-to-action são mais efetivos,etc.
O Google Analytics é uma ferramenta que te ajuda (e muito) com isso. Usando as informações retiradas dele você vai poder intensificar os seus pontos positivos. E se você realmente deseja aumentar a taxa de conversão do seu site, existem alguns pontos que interferem diretamente na sua taxa de conversão.